sábado, janeiro 31, 2015

Crise hídrica

A capacidade de criar expressões bonitas e rebuscadas para falar de coisas simples (e por vezes feias, tristes e preocupantes) parece não ter fim.

A seca, temperada com a falta de estrutura, de planejamento e maus hábitos, virou crise hídrica.

Talvez não saibam, mas existe uma dessas expressões para o desmatamento: supressão vegetal.

Tanto a supressão vegetal como a crise hídrica são “fenômenos” que ocorrem e são praticados há muito tempo no Brasil.

Toda essa polêmica envolvendo o racionamento de água só é polêmica pois agora atinge determinado setor da sociedade, determinadas regiões.

Racionamento de água ocorre em Mesquita, cidade da Baixada Fluminense no Estado do Rio de Janeiro, há décadas. Assim como o racionamento de energia elétrica. São racionamentos forçados, pela falta de estrutura histórica daquela região.

Raramente foi noticiado. Protestos e reclamações ocorreram, claro. Mas ninguém ateou fogo ou queimou ônibus. Dificuldades com falta de civilidade são fatais. Mesquita sobreviveu e sobrevive. Hoje com problemas velhos e novos. Mas está lá. Mesquita é apenas um de muitos exemplos de racionamento de água e luz (e boa gestão).

Água é algo muito valioso e importante e vital para ser tratado com a irresponsabilidade que nossos gestores têm demonstrado. Não apenas irresponsabilidade, mas falta de bom senso, falta de escrúpulos, falta de coragem. Sobram a má fé e a ignorância. Tentam mascaram o interesse político por trás de suas declarações. 


Infelizmente esses canalhas são presenteados com uma chuva de votos a cada 2 anos. E florescem, e brotam e se desenvolvem e se alastram pela sociedade.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...