sábado, janeiro 31, 2015

A corrupção é uma serra

Uma floresta promissora. Diversa. Grandiosa. Extensa. O mundo olhava atendo para ela. O que acontecia ali?

Nela, uma árvore se destacava. Com suas raízes profundas e ramificações, na superfície e no subterrâneo. Era também muito alta. A mais alta da floresta. De seu topo se via toda a extensão da mata. Era uma bela árvore. Importante. Imponente. Dela sobreviviam, direta e indiretamente, muitas e muitas outras árvores menores, próximas e distantes. Sua sombra gerava conforto a todos que estavam próximos. Seus frutos alimentavam os muito próximos e os muito distantes.

Durante muito tempo uma praga, até então pouco percebida, embora presente, se multiplicou e ganhou força, comprometendo toda a estrutura da grandiosa árvore. A árvore perdeu força. Suas folhas estavam secando. Seus galhos estavam mais fracos. Seus frutos já não tão abundantes.

E toda a floresta ficou preocupada, apreensiva. A promessa de um futuro mais rico se transformava em medo. Pois ficava claro que, se a árvore caísse, derrubaria muitas e muitas outras. E a floresta padeceria.

Uma fábula tosca, nascida dessa minha mente perturbada. Mas com base em fatos. Se vocês buscarem vídeos de desmatamento, talvez encontrem muitos nos quais, quando uma árvore de grande porte é cortada, ao cair, derruba muitas outras. Logo, não é apenas a árvore cortada que morre, outras menores e igualmente promissoras e importantes morrem também.

Uma pauta que ocupa os noticiários, assim como a chamada crise hídrica, está relacionada com a operação Lava-Jato. A maior empresa do Brasil (será que ainda é neste momento?) abalada por uma rede de corrupção, que envolve fornecedores, governo e os próprios funcionários.

Eis o quanto é perniciosa a corrupção. Em todos os níveis. Sempre terá impactos. A única relativização que se pode fazer, mesmo assim com parcimônia e cuidado e bom senso, é a extensão desse impacto.

Vamos pegar o gancho do nome da operação da polícia federal: lava-jato. Imaginem alguém com espirito empreendedor e pouco caráter que resolve abrir um lava-jato “doméstico”. Sabe que haverá um aumento no consumo de energia elétrica por conta da lavadora de alta pressão e também aumento no consumo de água, por motivos óbvios. A “solução” é fazer um gato, de água e luz. Pronto, eis o negócio montado. Empreendimento criminoso, pura e simplesmente. Ele furta água e luz, e todos pagam a conta. Nesse momento eu pago pelas milhares de ligações clandestinas de água e energia elétrica. E você também está pagando. Percebem o impacto? Talvez seja um pouco mais difícil imaginar a extensão desse impacto.

Pois bem. Quando essa mesma corrupção, esse mesmo crime, envolve a maior empresa do país, responsável direta e indiretamente pela manutenção de tantos… Bem, o impacto é visível, claro e assustador.

A diminuição de seu valor de mercado, a queda no valor de suas ações, a perda de seus ativos e de sua credibilidade são alguns dos resultados da corrupção (e da mão suja do governo federal e a corja do PT).

Não estão apenas tentando acabar com a grandiosa árvore. Estão tentando arrasar com tudo. Pois, se a árvore cair…



Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...