sábado, abril 04, 2009

Generalidades

1 - Me assusta ver que as pessoas se importaram mais com o desenrolar do caso Funkeira Perlla x Jogador Léo moura do que com o desenrolar do caso Senado-Câmara x Nosso Dinheiro. O que terá mais impacto no nosso dia-a-dia? Tenho medo da resposta.

2 - O Globo publica reportagem sobre a aprovação, pela maioria, da operação Choque de Ordem, empreendida pelo prefeito Eduardo Paes. Por coincidência, hoje eu passei pela Avenida Brasil e pude ver, na passarela em frente à FioCruz (palco de uma das "batidas" do Secretário responsável pela Operação) que os vendedores ainda ocupam boa parte do que deveria servir aos pedestres. É certo que as barracas não voltaram, mas as grades estão servindo muito bem como vitrine para os diversos produtos. Parece que a voltagem desse choque é bem baixa.

3 - Morro Dona Marta. Parece que se tornou uma vitrine para ações sociais e de segurança. O Governo se gaba, os projetos se instalam (internet gratuita, grama no telhado..., até um muro polêmico). Os traficantes foram expulsos. Reina a Paz. Acho ótimo. Me sinto feliz pelas pessoas de bem que ali moram, que poderão usufruir de uma atmosfera de sossego. Mas calma aí. Expulsos? Não deveriam ter sido presos? Quem é expulso de algum lugar, passa a ocupar outro. Parece lógico, não acham? Pois bem. Hoje (ô dia intenso) ouvi pela terceira vez, de pessoas que vivem em lugares distintos, algo que parece responder a questão. O tráfico surgiu em áreas onde não havia ou era pouco expressivo. Miguel Couto, em Nova Iguaçu, e um lugar em Caxias, ambos na Baixada Fluminense. A reclamação é a mesma. Os traficantes expulsos no Rio migraram para a Baixada. Excelente estratégia dos covardes bandidos, esses canalhas safados. Foram para lugares sem visibilidade midiática. É algo como varrer a sujeita para debaixo do tapete.

4 - Chaves, o Hugo, o presidente de extrema esquerda venezuelano que ladra e não deixa de morder os dólares americanos que consegue com seu petróleo abundante, é uma peça. Uma peça perigosa, que fique claro. É realmente interessante. Vejam bem: o cara prega algo como o socialismo; demoniza o capitalismo; se mantém financeiramente ás custas do capitalismo que tanto demoniza; critica a política externa estadunidense por não ter respeitado, dentre outras coisas, questões humanitárias; mas prende seus opositores, numa demonstração de menino mimado que não atura críticas - a outra opção seria uma ditadura que nasce... mas fico com a opção do mimo; e ainda convida à sua "casa", apóia, defende, um monstro chamado Omar Al-Bashir. E tem um monte de meio-intelectual-meio-esquerda que ainda defente esse sujeito?

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...