Ubuntu. Filosofia ou Ideologia africana. Há tempos ouço falar e até li, embora pouco, algo sobre o que vem a ser ubuntu. Gostaria de, neste momento, estar no clima para escrever mais e melhor sobre o assunto. Mas, de qualquer forma, resolvo arriscar, mesmo que em poucas linhas.
A razão principal foi uma declaração que li por ocasião da visita do presidente da África do Sul a um ex-presidente daquele mesmo país. O "tal" ex-presidente é um dos cidadãos mais importantes do mundo. O mundo precisou dele. E ele não falhou. Por isso, minha gratidão, pelo que foi, pelo que é, pelo que fez, pelo que continua fazendo, pelo que representa. Obrigado Madiba!
Pois, bem. O atual presidente sofreu críticas por uma suposta exploração política da imagem de Nelson Mandela. Foi durante uma visita ao ex-presidente, que já em casa se recupera após um período internado num hospital. Sua saúde é frágil. São mais de noventa anos de luta. O tempo, a natureza e o corpo. Um trio inexorável.
A imagem de um Mandela muito debilitado "recebendo" a tal visita correu o mundo e teve seu impacto. Minha primeira impressão não foi alterada (e, por isso, este pequeno texto de desabafo). Foi sim exploração política. Foi desrespeitoso. E não fui o único a pensar dessa forma. Vejam aqui (analisem a foto).
Com as críticas, veio a justificativa. E aí que temos a deturpação de algo bom. O partido do presidente declarou, através de um porta-voz, que a visita estava de acordo com os valores ubuntu.
Não! Pelo pouco que entendo, não faz parte do que é ubuntu a exploração da imagem de um ser humano mais velho e debilitado para fins de promoção política.
Encontrei um vídeo na internet onde Mandela e Tutu aparecem falando sobre Ubuntu. Espero um dia escrever mais e melhor sobre ubuntu, a essência do me define como ser humano. Ubuntu - eu sou eu através de você. EU preciso de VOCÊ para ser EU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário