sexta-feira, março 08, 2013

Personagens da mitologia grega que inspiraram palavras


São sempre interessantes as semanas temáticas da "Palavra do Dia" do Dicionário Aulete. A última semana de fevereiro teve como tema os personagens da mitologia grega que inspiraram palavras. Além de instrutivo é, no mínimo, divertido. Vejam...

Eco (18/02/13)
Eco é um fenômeno físico em que se observa a repetição de um som devido à reflexão das ondas sonoras. Vem da palavra grega ekhó, que significa 'som' ou 'ruído'. Na mitologia grega, Eco era o nome de uma bela e jovem ninfa, muito articulada e que adorava conversar. O dom da fala, no entanto, trazia consigo um grande defeito: a ninfa falava demais e sempre queria dar a última palavra em qualquer conversa ou discussão. Em certa ocasião, Hera, desconfiada de que seu marido Zeus a traía com as ninfas, pretendia pegá-lo em flagrante. Zeus, acompanhado das ninfas e percebendo que Hera se aproximava, pediu que Eco usasse o seu dom da fala para distrair a esposa. Eco, que adorava conversar, atendeu prontamente o pedido. Hera logo descobriu o ardil e castigou a ninfa, punindo-a naquilo que ela mais amava: a fala. Eco foi condenada a não falar mais nada, a não ser repetir sempre as últimas palavras que os outros diziam.

Academia (19/02/13)
Apesar de mais utilizada atualmente para se referir a estabelecimentos em que se oferecem aulas de ginástica, danças, lutas etc., historicamente a palavra 'academia' foi mais empregada com o sentido de sociedade de caráter literário, artístico ou científico. Esta palavra surgiu do grego Academeia, o jardim onde Platão ensinava filosofia a seus pupilos na Grécia antiga. O local ficou conhecido por esse nome por abrigar o túmulo de Academos, um herói da mitologia grega. Desde a fundação da 'Academia de Platão', a palavra 'academia' passou a ser largamente utilizada para designar os estabelecimentos de ensino e, mais tarde, o termo passou a se referir a toda instituição de ensino superior, ou que congrega luminares da ciência, das artes, da filosofia etc. Muitas academias tornaram-se famosas através de tempos e lugares, nas várias áreas de sua atuação. O termo é usado também para fazer referência a um grupo de pessoas dedicadas à literatura, às artes e/ou à ciência. Entre as academias de letras, tornou-se paradigmática a Académie Française, cujo modelo inspirou a Academia Brasileira de Letras, fundada em 1896.

Morfina (20/02/13)
Morfina é uma substância extraída do ópio, usada na medicina como analgésico, sedativo e soporífero. Pode causar vício e, por vezes, é utilizada como droga de abuso. A substância foi composta pela primeira vez em 1804 pelo farmacêutico alemão Friedrich Wilhelm Adam Serturner, que lhe deu o nome em referência a Morfeu, o deus dos sonhos na mitologia grega. A partir da 1852, o surgimento da agulha hipodérmica tornou seu uso generalizado. Passou, então, a ser usada inadvertidamente no tratamento da dor, do alcoolismo e consumo de ópio (sabe-se hoje que as últimas duas utilizações não apresentam benefícios e são altamente perigosas). A substância foi utilizada na guerra civil americana, resultando em que cerca de 400.000 soldados ficaram com síndrome de dependência, devido ao seu uso impróprio. Em 1874, foi derivada da morfina a droga heroína, que se tornou uma droga social. Da mesma origem palavra 'morfina', veio a expressão 'cair nos braços de Morfeu', que significa cair no sono.

Anfitrão (21/02/13)
Anfitrião é a palavra que designa o indivíduo que recebe convidados para um encontro social, como uma festa ou um banquete. Na mitologia grega, Anfitrião foi um soldado que vivia com sua bela mulher, Alcmene. Convocado para a guerra de Tebas, Anfitrião foi obrigado a deixar sua mulher sozinha em casa. Zeus, o maior dos deuses gregos, sempre encantado pela beleza de Alcmene, aproveitou-se da situação e, transfigurado na forma de Anfitrião, seduziu Alcmene. Duvidando da fidelidade da esposa, Anfitrião se revoltou e causou uma grande confusão. No fim, tudo foi esclarecido por Zeus, e Anfitrião ficou contente por ser marido de uma escolhida do grande deus. Desde então, Anfitrião ficou conhecido como 'aquele que recebe bem os visitantes'. Da relação entre Zeus e Alcmene nasceu Hércules, o maior dos heróis da mitologia grega. Outra versão para o surgimento do sentido da palavra vem da peça teatral Amphytrion, de Jean Baptiste Poquelin. Durante o espetáculo, havia um grande vaivém dos personagens em uma casa. Os dicionários franceses teriam, então, utilizado a palavra para signar os indivíduos que recebem visitas.

Hermafrodita (22/02/13)
Hermafrodita é o termo utilizado para se referir aos seres que têm reunidos em si os dois sexos. Na mitologia grega, o filho dos deuses Hermes e Afrodite se chamava Hermafrodito. Por ter nascido de dois dos deuses mais belos da Grécia, Hermafrodito era um jovem rapaz de beleza estonteante. Salmacis, uma ninfa, apaixonou-se à primeira vista por Hermafrodito ao vê-lo banhando-se em meio à floresta e tentou agarrá-lo de qualquer modo. O jovem, no entanto, recusou o amor de Salmacis. Enquanto ele lutava por desvencilhar-se, ela suplicou aos deuses para nunca mais separá-los. Seu desejo foi concedido, e seus corpos se misturaram numa só forma, intersexual. A palavra 'hermafrodita' refere-se a Hermafrodito, após a união dos dois.

Mentor (23/02/13)
Mentor é uma palavra que se refere a uma pessoa experiente, que instrui e oferece conselhos a outra, como um guia ou um mestre. Pode se referir também à pessoa que planeja e dirige um projeto ou uma obra. A palavra tem sua origem no clássico épico Odisseia, atribuído a Homero. Na história, o herói Ulisses (ou Odisseu, em grego) confia suas propriedades e sua esposa, Penélope, aos cuidados de Mentor, seu melhor amigo, assim que parte para sua longa viagem. A bela Penélope, no entanto, começa a receber propostas de vários pretendentes. É quando Mentor a aconselha a esperar pelo retorno do marido, dando origem a uma palavra existente até hoje em diversos idiomas.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...