sexta-feira, março 08, 2013

A denúncia foi feita...

... e até agora, nada.

No início da semana apresentei a seguinte denúncia (?)... não, foi mais um pedido, um alerta... ao Corpo de Bombeiro do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o mesmo texto foi registrado famoso serviço 1746 da Prefeitura do Rio de Janeiro. E, claro, no twitter da Defesa Civil e da Prefeitura. E, como disse, até agora, nada. Reproduzo aqui, como forma de registro.

"Peço urgentemente que verifiquem a galeria comercial do nº 26 da rua Almirante Tamandaré, no Flamengo, Rio de Janeiro. Próximo ao Largo do Machado e próximo da Praça São Salvador, onde fica quartel do CBMERJ. Ontem houve curto-circuito que, embora externo (na lâmpada florescente que fica para a rua) demonstra a fragilidade das instalações. Se adentrarem na galeria, poderão perceber alguns extintores nas áreas comuns instalados acima de 2 metros de altura (não sou técnico, porém é visível que haverá dificuldade para retirá-los em caso de urgência). Além disso, a dúvida se impõe quanto a manutenção periódica de tais instrumentos. Outro fator agravante é o grande número de lojas de reparo e salões que utilizam equipamentos que geram calor e faísca, além de sobrecarregarem a rede elétrica que, possivelmente, não foi adaptada para tal tipo de consumo. As mesmas lojas que produzem calor e vapor (inclusive de solda) não possuem sistema de exaustão. A exaustão existente é interna, isto é, da loja para a área comum da galeria, onde circulam pessoas de todas as idades. A galeria também serve de armazenamento visivelmente inadequado de materiais utilizados pelos ambulantes. A galeria possui depósito de bebidas com equipamentos de refrigeração visivelmente sem manutenção. Muitos materiais, em determinadas ocasiões, ficam armazenados de modo a prejudicarem o tráfego de pessoas. Equipamentos das lojas, especialmente aqueles de refrigeração, ficam ligados ininterruptamente e a galeria não possui sistema automático de detecção e extinção de incêndio. Acima da galeria existem dois prédios residenciais que ficam sujeitos aos riscos citados acima. Tudo que foi informado pode ser verificado de forma simples, com o profissionalismo, conhecimento e boa vontades dos senhores."

Bem, é basicamente isso. Como podem ver, existem situações de risco facilmente evitáveis. Cabe as autoridades não fecharem os olhos. Nesse caso, até o momento, parece que minha mensagem foi escrita com tinta invisível. Denunciem!

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...