quarta-feira, janeiro 07, 2009

2009, eis a primeira

Primeiramente gostaria de desejar a todos os que este blog acessarem um dois mil e nove de muita paz e saúde. Para os que não acessam também, por isso, contem.

No último mês de 2008 eu não escrevi. Muitos foram os temas sobre os quais poderia ter tecido comentários, provocando uma troca de idéias ou simplesmente para externar minha opinião, meus preconceitos, meus desabafos. Mas me calei. Foram dias cansativos, tanto no ambiente profissional como no particular, familiar. Emoções fortes, decisões com impacto significativo nos dias vindouros, reflexões que tento transformar em ações igualmente significativas para meu futuro. E o tempo foi curto. Até meus e-mails estão, muitos, por serem lidos. Juntando todos os eventos com minha desorganização, torna-se compreensível.

Talvez seja o momento de fazer aquela listinha, que muitos já adotam, com as metas para o novo ano. O primeiro item seria me socializar mais e de melhor forma. As relações interpessoais, tão importantes em nossas vidas, precisam ser aprimoradas, cultivadas. Eis algo que tenho como deficiência, talvez a principal. Tenho realmente que me desculpar com muitas pessoas, que bem me querem, por não ter correspondido como esperado. Um segundo item seria justamente a organização. Já está mais que na hora de corrigir desvios organizacionais simples que tornam minha vida complicada. Um terceiro, e não menos importante, seria amadurecer como pessoa e ser humano. E esta terceira meta está intimamente relacionada com as duas primeiras. Aliás, todas as metas estão interligadas e não podem ser dissociadas umas das outras. O "atingimento" de uma seria o sucesso de outra. Sendo o caminho inverso também verdade. Mas continuemos... Uma quarta meta seria com relação aos estudos. E aqui eu destaco os temas gerais de humanidades que me atraem (sociologia, história, antropologia, política, etc.), de linguás (o aprimoramento do inglês, pelo menos na leitura - e compreensão - e escrita; a volta ao estudo do francês que muito me ajudaria na busca por assuntos relacionados ao continente africano; e do português, não apenas na crítica às notícias - escrita e televisiva - como também na busca pela compreensão das novas regras do acordo ortográfico) e de temas especificamente arquivísticos, com vistas ao aprimoramento do conhecimento obtido na universidade e em meus parcos estudos até aqui e, como não poderia deixar de ser, como preparo para os concursos que aí estão e outros que sinalizam para os próximos meses. Concursos que me remetem a uma quinta meta, um emprego onde possa exercer a profissão que escolhi, embora para a qual não tenha conseguido me dedicar como deveria, e onde possa ter um retorno adequado (pessoal-financeiro-profissional). Ah, embora ligado à quarta meta, estudos, coloco a leitura como meta separada, a sexta. Quero ler mais e com mais qualidade. A qualidade a que me refiro não seria tanto do produto lido, mas do ato de ler (uma coisa leva a outra). Tenho consciência de que muitas vezes não leio de forma adequada.

Veremos...

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...