domingo, março 14, 2010

PNDH

Hoje, após assistir ao programa Expedições (ótimo!) na TV Brasil, a atração seguinte despertou meu interesse. Outro programa, categorizado no site da emissora como "Cidadania+Educação" discutiu (se é que podemos chamar aquilo de discussão) sobre o a terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos, motivo de várias críticas por diferentes grupos. Confesso que não li o tal programa, mas estou ficando curioso.

Algo que me chamou a atenção foi a falta de imparcialidade no que se propunha ser uma discussão, ou melhor, um debate, como anunciado no próprio site do programa "O VerTV desta semana debate as propostas referentes à comunicação contidas no terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos, apresentado pelo governo federal no final de 2009".

O Aurélio diz: DEBATE - Discussão em que se alegam razões pró ou contra.

Em determinado momento o apresentador afirma que o presidente da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Pimentel Slaviero, teria sido convidado e não compareceu. Neste momento, exibiram um vídeo no qual Slaviero criticava o PNDH. Também fizeram galhofa com a pouca idade do presidente da ABERT. Não conheço a biografia de Slaviero, e isso aqui não é uma defesa dele, mas não acho que idade seja parâmetro para alguém ser considerado qualificado ou não para apresentar opinião. E, mesmo que fosse, fazer troça disso num programa de televisão que se julga sério é antiético, injusto, inadequado.

Volto a impressão sobre o programa e o tema anunciado. Foi uma defesa clara ao PNDH. Nada teve de debate. Apresentaram os prós e criticaram, com vigor, as pessoas e instituições que são contra. Em especial a rede Globo. E não apenas os convidados. O apresentador, Lalo Leal, também foi bastante parcial do início ao fim, em sua defesa do PNDH.

Anotem, o programa Ver TV, exibido hoje (14 de Março de 2010) na TV Brasil, uma rede de televisão pública brasileira, defendeu o Programa Nacional de Direito Humanos, mesmo anunciando que seria um debate.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...