sábado, fevereiro 20, 2010

Reformulando a História do Brasil

Programa Entre Aspas, da GloboNews. "Pesquisadores que tiveram acesso a documentos, antes secretos, produziram novas teses sobre a História do nosso país. O historiador Marco Antônio Villa e o jornalista Leandro Narloch falam sobre o assunto."


Muito interessante a exposição sobre o descompasso entre a academia e a sala de aula. Isso ficou claro em meus estudos sobre Historiografia e, principalmente, sobre Teoria da História. A História é uma construção e como tal traz consigo traços ideológicos, preconceitos, subjetividades. A crítica, com isso, ganha importância. A simples aceitação do oficial (ou do oficioso) favorecerá ou o grupo dominante ou o grupo que almeja dominar, sendo, com isso, um obstáculo ao conhecimento, à verdade.

Percebam que, durante a entrevista, o jornalista deixa clara qual "verdade" prefere. Nada mais humano, apesar de incomodar tendo em vista a maior parte das declarações e comentários. Mas não me espanta. Já disse aqui no TUIST que em minhas postagens eu externo meus desabafos, meus preconceitos, minhas verdades... que, assim como minha existência, não são absolutas.

Nenhum comentário:

A menina no mercado

Havia uma menina no mercado. Devia ter uns 12 anos. Talvez menos. Estava atrás de mim no caixa. Tinha dois pacotes de macarrão instantâneo n...